No passado Domingo, estava eu a assistir a um programa de televisão de talento infantil quando uma criança com apenas 15 anos entra em palco. Passa o típico vídeo de promoção e eis que ela diz algo como “porque já estou no limite da idade e o tempo está a esgotar-se…”. Como assim?
Começou logo um turbilhão de ideias na minhas cabeça. Como assim uma criança de 15 anos acha que o tempo está a esgotar-se para si, quando há uma esperança média de vida no nosso país superior a 80 anos? Pelas minhas contas, ela viveu menos de 20% da sua vida. Onde é que o tempo se está a esgotar? Porquê?
Vivemos dias de muita azáfama. Queremos ser e ter e fazer tudo a toda a hora. Não é que essa ideia passa para as nossas crianças? É verdade, elas aprendem connosco, por modelagem, que o mundo está a uma velocidade estonteante e que, se não formos a perfeição aos 20 anos, nunca conseguiremos ter casa, nem família, nem carro, nem emprego, nem seja lá o que for.
Mais do que isso, esquecemos de lhes ensinar sobre emoções, sobre lutar pelos seus sonhos, sobre direitos humanos e sobre a importância de cuidar do próximo sem esperar nada em troca. Esquecemos que lhes mostrar como o mundo é belo e que precisamos de cuidar dele como cuidamos – ou devíamos cuidar – do nosso corpo, da nossa casa. Esquecemos de lhes mostrar que há causas superiores, que há pessoas em dificuldades e que o nosso impacto no mundo deve pautar-se pelo respeito ao próximo.
Há uma vida inteira para isso. As crianças têm o direito a viver a sua infância, ao seu tempo de lazer e descanso, a desenvolver-se tranquilamente e de forma protegida e a serem amadas e respeitadas. Não devem ser pressionadas a nada, não devem sentir que o sustento da casa depende delas, não devem sentir-se desamparadas, que o seu percurso de vida depende apenas de si e que tudo aquilo que fará de mal – e erros todos/as cometemos, sempre – será irreparável.
Já que somos exímios em criar legislações e códigos de conduta, que tal começarmos a colocá-los em prática? Que tal protegermos estas crianças e permitir que elas explorem o mundo sem que sintam esta pressão de uma sociedade perfeita? Que tal nos preocuparmos mais em formá-las em valores do que pagar valores para que elas façam e tenham coisas? Colocar estas ideias em prática depende de cada um/a de nós!