Quando falamos ou pensamos em poluição, quase que automaticamente, nos surge a poluição atmosférica ou hídrica.

A verdade é que existem alguns tipos principais desta problemática, que está cada vez mais presente no nosso planeta.

A poluição pode ser definida como a consequência e resultado das intervenções antrópicas ou naturais, que por sua vez degradam todo o meio ambiente. Habitualmente a poluição está relacionada e diretamente ligada às ações antropogénicas, como exemplo descarga de produtos agrotóxicos no solo, no ar e/ou na água. Os fenómenos naturais podem originar poluição, como o lançamento de substâncias tóxicas no ar (dióxido de enxofre), perante uma erupção vulcânica.

Este assunto causa muito desconforto e polémica, e na verdade é algo muito complexo e que deveria ser tratado por todxs nós com o devido respeito e a seriedade própria necessária.

Vejamos, a degradação do ambiente poderá destruir o habitat de vários seres vivos, afetam toda a economia e, prejudicam nossa vida e bem-estar. A poluição do ar está diretamente relacionada a vários problemas de saúde humanos, como as patologias respiratórias, alergias, entre outras.

A poluição atmosférica é o resultado do lançamento e emissão de uma enorme quantidade de gases ou de partículas líquidas ou sólidas, na atmosfera.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que “a maior parte das populações urbanas do mundo sofre uma exposição média de poluentes no ar bastante superior ao que é considerado aceitável.” Acrescenta que, “a poluição do ar é responsável por mais de sete milhões de mortes por ano no mundo – matando mais que a AIDS e a Malária. Estudos revelam que esse tipo de poluição pode afetar todos os órgãos do corpo humano.”

Algumas das causas deste tipo de poluição estão o desmatamento, queimadas, excesso de libertação de ácido nítrico, dióxido de carbono e monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio… Em decorrência da atividade das indústrias, veículos e incineração de lixo.

Este tipo de problemática traz como consequência o efeito estufa, e as chuvas ácidas.

Seguidamente a poluição visual, esta que pode ser descrita como o excesso de estímulos visuais criados pelos seres humanos e que estão presentes em várias cidades e que somam um grande desconforto visual e espacial. Muitas vezes nem nos damos conta dos ecrãs e toda luminosidade presente em tudo que existe constantemente no nosso quotidiano. As publicidades, os anúncios, placas, posters, luzes, fios elétricos, entre outros.

A poluição luminosa é outro grande problema atual, causado pelo excesso de luz artificial emitido pelos centros urbanos. Principalmente decorrente da iluminação pública, afeta nossa saúde e os ecossistemas.

Os ruídos, barulhos, sons emitidos têm sido outro grande objeto de estudo e considerado um tipo de problema – a poluição sonora. Causado por um excesso de estímulos sonoros, como os ruídos emitidos pelos aparelhos móveis, tablets e computadores, televisões, e, também o ruído emitido pelos fogos de artifício. Atualmente é uma questão de saúde pública, que muito tem danificado a audição humana, dos seres vivos que nos rodeiam e traz grandes prejuízos a todo planeta.