Ser pai/mãe, hoje em dia e na nossa sociedade, é considerado uma bênção. A vinda de uma criança (ou várias) irá alegrar uma casa, uma família. Quem sabe até unirá elementos familiares que já não se falavam, retomará as festas de família e fará com que todos atinjam a felicidade eterna!

Após esta fase inicial de floreados, a criança efetivamente nasce – porque tem de ser, não há forma de fugir disso – e eis que começam um conjunto de opiniões a chegar aos/às pais/mães, opiniões essas que parecem do tempo da pré-história.

Começamos pelos típicos conselhos sobre como vestir e tratar da criança. Se é rapaz só deve vestir azul e verde, rosa nem pensar. Se é rapariga não deve tomar banho com o pai, essas modernices do contacto pele com pele não devem ultrapassar a barreira do respeito. Se a criança tem ramelas, a mãe não está a fazer bem o seu trabalho, independentemente se foi o pai que lhe deu banho. Se o pai está cansado, é porque teve de ir trabalhar depois de uma noite de choro, mas a mãe deve estar impecável, porque passa o dia em casa e pode “descansar”.

Por mais que os/as pais/mães digam que não ligarão a tudo isto, a verdade é que estas situações vão tendo impacto não só a nível interno e intrafamiliar, mas também na forma como se começam a posicionar na sociedade.

Eis que este pai chega ao trabalho e tenta esconder as olheiras, porque não é normal que tenha sido ele a ficar acordado durante a noite só para que a mãe pudesse descansar. Se algum/a colega lhe pergunta como estão a correr as coisas, deverá responder de forma superficial, sem falar nas fraldas e bolsados que anda a limpar.

Pelo contrário, a mãe é considerada um ser de outro mundo – negligente até – se sonha sequer sobre o seu trabalho e como isso a fazia feliz. É impensável se decidir não tirar a licença de maternidade. As conversas com as mulheres que a rodeiam devem ser sobre “o produto x é melhor para lavar a roupa”, “prefiro as fraldas y” e “os produtos de banho z não lhe fazem alergia”.

Como é possível que, em pleno século XXI, quando se considera a igualdade de género um tema “batido”, que um pai tenha vergonha de admitir que cuida do/a filho/a melhor até do que a mãe? E que uma mãe tenha vergonha de dizer que não vê a hora de voltar ao trabalho? É preciso desconstruir todas estas ideias, urgentemente!